DESPARASITAÇÃO

A desparasitação é o processo de eliminar parasitas internos e externos de animais, como parasitas, pulgas e carraças. É essencial para a saúde e bem-estar dos animais.

Tipos de desparasitação:

Desparasitação interna: envolve a eliminação de parasitas intestinais, como lombrigas e ténias, geralmente por meio de medicamentos orais, tópicos ou injetáveis.

Desparasitação externa: abrange o controlo de parasitas como pulgas, carraças e mosquitos, utilizando coleiras, comprimidos, sprays ou medicamentos tópicos.


Importância:

Prevenção de doenças: Parasitas podem causar problemas de saúde graves, como anemia, diarreia e doenças transmitidas por vetores.

Conforto: A desparasitação melhora a qualidade de vida dos animais, reduzindo prurido e desconforto.

Desparasitação interna 

A frequência da desparasitação interna não varia consoante a espécie (cão ou gato).

Neste momento está convencionado, segundo as guidelines internacionais (WSAVA) o seguinte esquema:

  • Até 3 meses idade - 15 em 15 dias
  • 3-6 meses - a cada mês
  • Após os 6 meses - a cada 3 meses

DesparasitAcao externa


A frequência da desparasitação externa depende do produto utilizado.

Neste momento existe no mercado produtos sob 4 formulações :

1. Comprimidos - matam o parasita após a picada no animal, não tem efeito repelente e não protegem contar a leishmaniose. Alguns comprimidos fazem proteção contra ácaros.

2. Pipetas - protege contra a leishmaniose se colocada dentro dos tempos certos, contudo devido ao seu uso ao longo de vários anos está a ser menos eficaz na morte de parasitas como pulgas e carraças. Algumas pipetas protegem contra ácaros também. Ter atenção que o banho pode anular a sua ação.

3. Coleiras - efeito repelente, perdem a eficácia com os banhos. Pouco eficazes na morte de pulgas e carraças, e não protegem contra ácaros 

4. Spray - mais utilizados em bebés, muito fraca proteção contra pulgas.